A “Semana do Ambiente” foi vivida com grande entusiasmo pelas crianças que frequentam o Pré-escolar.


          Na segunda-feira (17/05/21), assistimos à Sessão de Sensibilização Ambiental promovida pela Ambisousa em colaboração com a 3ª edição da Semana do Ambiente de Paredes em que os temas abordados foram as regras de separação e a compostagem.








    Na sequência da Sessão Ambiental foram desenvolvidas atividades de consolidação de conhecimentos, tais como: sementeiras, plantações, visualização de documentários, histórias, exploração de canções e poemas referentes ao meio ambiente;













 

Desenhos acompanhados com frases que apelam à proteção e preservação do Meio Ambiente










 




 

Semana do Ambiente:

 - Uma reflexão sobre o progresso!

 

Desde sempre o Ambiente foi uma preocupação nossa.

Em pequeninos aprendemos a reciclar e a ter em atenção tudo o que podia prejudicar o ambiente, ao mesmo tempo que fomos desenvolvendo a consciência de que o nossos atos são os principais responsáveis por tudo o que acontece de bom a de mau.

Nesta semana do Ambiente, estando nós no 4.º ano de escolaridade, decidimos debater o tema das vantagens e desvantagens do progresso. Se não existisse o progresso, ainda viveríamos em grutas e cavernas, usando apenas o que a natureza nos dava diariamente.

Após termos dados as nossas ideias pessoais e individuais, estivemos a analisar o que podíamos ter em conta. Assim, enumeramos em primeiro lugar as vantagens do progresso, que são:

- o aumento do número de fábricas que leva ao aumento dos postos de trabalho:

- o aumento da investigação em várias áreas (medicina, tecnologia,…)

- o aumento das redes e meios de transportes;

- aumento dos meios tecnológicos (telemóveis, internet,…)

- o aumento dos recursos alimentares (produção em maior escala);

- o aumento do número e tamanho dos edifícios;

- o aumento do uso de energias renováveis;

- o aumento da reciclagem.

Após termos debatido as vantagens do progresso, discutimos as desvantagens do mesmo.

As desvantagens mais preocupantes com que nos deparamos foram:

. o aumento do número de fábricas e de transportes que leva a um aumento de emissões de fumos e gases para a atmosfera;

- o aumento do gasto de água e luz;

A diminuição da quantidade de água potável disponível;

A diminuição dos espaços verdes;

- o aumento da desflorestação;

- a dependência do uso da internet, sedentarismo e isolamento social;

- o aumento do número de mortes na natureza (animais e plantas) devido à poluição;

- o aumento do uso de elementos poluidores, tal como o plástico;

- o desgaste do planeta;

- o aumento do stress;

(…)

Foi com estas ideias que nos vimos a pensar no futuro e em como poderíamos mudar o panorama geral, não pondo em causa o progresso necessário. É necessário e importante o progresso mas, até que ponto?

São as nossas acções que irão dizer se o nosso planeta continuará a ser o “Planeta Azul” ou se o cinzento será a cor predominante.

Nós somos o progresso! 

Nós somos o futuro do planeta!

 






 

O Mar Começa Aqui                                                 

 

O Mar Começa Aqui                                                 

Em 2020, no âmbito do Programa Eco-Escolas, aderimos ao projeto “O Mar Começa Aqui”.

Este projeto, tem por objetivo principal educar para uma cidadania ativa, incitando as crianças e jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.

Foi lançado aos nossos alunos o desafio de criarem uma imagem apelativa a ser posteriormente pintada numa sargeta ou sumidouro da Escola.

De entre os diversos trabalhos produzidos, todos muito interessantes e criativos, foi selecionada a imagem a ser pintada.

Hoje, foi o dia dessa concretização, contando com a presença do Sr.º Engenheiro João Costa e do Sr.º Vice-presidente e Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara de Paredes, Dr.º Francisco Leal.