Numa atividade de escrita criativa, os alunos apelaram à sua imaginação e escreveram poemas muito bonitos.
Fica aqui uma pequena amostra.
Divirtam-se a lê-los, como eles
se divertiram a escrevê-los.
A “Semana do Ambiente” foi vivida com
grande entusiasmo pelas crianças que frequentam o Pré-escolar.
Na
segunda-feira (17/05/21), assistimos à Sessão de Sensibilização Ambiental
promovida pela Ambisousa em colaboração com a 3ª edição da Semana do Ambiente
de Paredes em que os temas abordados foram as regras de separação e a
compostagem.
Semana do
Ambiente:
- Uma reflexão sobre o progresso!
Desde
sempre o Ambiente foi uma preocupação nossa.
Em
pequeninos aprendemos a reciclar e a ter em atenção tudo o que podia prejudicar
o ambiente, ao mesmo tempo que fomos desenvolvendo a consciência de que o
nossos atos são os principais responsáveis por tudo o que acontece de bom a de
mau.
Nesta
semana do Ambiente, estando nós no 4.º ano de escolaridade, decidimos debater o
tema das vantagens e desvantagens do progresso. Se não existisse o progresso,
ainda viveríamos em grutas e cavernas, usando apenas o que a natureza nos dava
diariamente.
Após
termos dados as nossas ideias pessoais e individuais, estivemos a analisar o
que podíamos ter em conta. Assim, enumeramos em primeiro lugar as vantagens do
progresso, que são:
- o
aumento do número de fábricas que leva ao aumento dos postos de trabalho:
- o
aumento da investigação em várias áreas (medicina, tecnologia,…)
- o
aumento das redes e meios de transportes;
- aumento
dos meios tecnológicos (telemóveis, internet,…)
- o
aumento dos recursos alimentares (produção em maior escala);
- o
aumento do número e tamanho dos edifícios;
- o
aumento do uso de energias renováveis;
- o
aumento da reciclagem.
Após
termos debatido as vantagens do progresso, discutimos as desvantagens do mesmo.
As
desvantagens mais preocupantes com que nos deparamos foram:
. o
aumento do número de fábricas e de transportes que leva a um aumento de
emissões de fumos e gases para a atmosfera;
- o
aumento do gasto de água e luz;
A
diminuição da quantidade de água potável disponível;
A
diminuição dos espaços verdes;
- o
aumento da desflorestação;
- a
dependência do uso da internet, sedentarismo e isolamento social;
- o
aumento do número de mortes na natureza (animais e plantas) devido à poluição;
- o
aumento do uso de elementos poluidores, tal como o plástico;
- o
desgaste do planeta;
- o
aumento do stress;
(…)
Foi com
estas ideias que nos vimos a pensar no futuro e em como poderíamos mudar o
panorama geral, não pondo em causa o progresso necessário. É necessário e
importante o progresso mas, até que ponto?
São as
nossas acções que irão dizer se o nosso planeta continuará a ser o “Planeta
Azul” ou se o cinzento será a cor predominante.
Nós somos
o progresso!
Nós somos
o futuro do planeta!
O Mar Começa Aqui
O Mar Começa Aqui
Em 2020, no âmbito do Programa
Eco-Escolas, aderimos ao projeto “O
Mar Começa Aqui”.
Este projeto, tem por objetivo principal educar
para uma cidadania ativa, incitando as crianças e jovens a passar a mensagem de
que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.
Foi lançado aos nossos alunos o desafio de
criarem uma imagem apelativa a ser posteriormente pintada numa sargeta ou
sumidouro da Escola.
De entre os diversos trabalhos produzidos, todos
muito interessantes e criativos, foi selecionada a imagem a ser pintada.
Hoje, foi o dia dessa concretização, contando
com a presença do Sr.º Engenheiro João Costa e do Sr.º Vice-presidente e
Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara de Paredes, Dr.º Francisco Leal.