“Educar a mente sem educar o coração não é educação em absoluto!” (Aristóteles)

As EMOÇÕES dão cor à nossa vida – G3 ❤




 

Dia 5 de junho assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, este dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações, em 1972.

 

“…o Dia Mundial do Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta.”

       Deixamos aqui algumas atividades realizadas no âmbito da comemoração do Dia Mundial    do Ambiente, nas quais as crianças da educação Pré-escolar foram as principais obreiras. Estas evidências revelam a forma como os mais novos percecionam a necessidade de todos preservarmos o Planeta Terra.

 



 

PROJETO “AS AVES QUE NOS RODEIAM”

As crianças do pré-escolar envolveram-se, com entusiasmo, no projeto “As aves que nos rodeiam”, desafio lançado às Eco-Escolas, como a nossa, pela ABAE, com os seguintes objetivos:

“Contribuir para a ligação à natureza pela comunidade educativa e promover a sua cidadania ativa e pensamento crítico

Conhecer e dar a conhecer a diversidade de aves que “visitam” os espaços exteriores regularmente frequentados

Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa em trabalho de campo.”

                   https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2020-21/aves-que-nos-rodeiam/

 

Durante vários meses, e com a preciosa ajuda dos familiares, as crianças dedicaram parte da sua atividade investigativa a observar e a estudar duas aves que são muito presentes no recreio da escola, durante todo o ano: A Lavandisca, como é conhecida nesta região, ou Alvéola Branca (motacilla alba) e o Melro-preto – (turdus merula).

Em primeiro lugar, também com a ajuda das famílias, foram construídos comedouros e bebedouros para atrair as aves para o nosso espaço do recreio, para melhor as observarmos. Alguns foram colocados nos quintais e jardins das crianças, porque estávamos, na altura, em E@D (ensino à distância), e outros foram colocados na escola.

 


Todos os comedouros, bebedouros e caixas/ninho foram distribuídos pelas nossas árvores, do lado sul/sudeste, local mais frequentado pelas crianças do pré-escolar.

De todas as salas do pré-escolar, através das suas amplas janelas, é possível observar as aves em atividade no recreio e espaços circundantes. Mesmo com tempo de chuva ou frio foi sempre com curiosidade e atenção que as crianças foram controlando o movimento das aves que rodeiam a nossa escola, na sua lida do dia-a-dia.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de colocados os comedouros e bebedouros, as crianças verificaram que as aves que pretendiam investigar – a Lavandisca e o Melro-preto - afinal não gostam de comer desse modo, porque se alimentam sobretudo no solo e também nas árvores de fruto (Melro-preto).

A Lavandisca é insetívora (come insetos) e o Melro-preto é omnívoro (come uma grande variedade de insetos, vermes, lagartas, sementes, caracóis, bagas e drupas (frutos de um só caroço). Ambas procuram no chão os seus petiscos preferidos. Estas duas aves são, por isso, muito importantes na limpeza dos campos e das hortas, porque afastam deles os animais (insetos, lagartas, caracóis) de que se alimentam.

Porque são fundamentais para o equilíbrio da Natureza, em Portugal as aves insetívoras estão protegidas por lei e é proibido caçá-las ou engaiolá-las.

  Cada grupo investigou e aprendeu muitas curiosidades sobre as aves que escolheram   estudar e as crianças registaram de formas variadas as suas experiências e descobertas.